segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR TRABALHO, REMUNERAÇÃO E RENDA.

1 – introdução

             Nesse portfólio constatamos que os motivos para a migração são vários e podem ajudar o migrante a conseguir o que deseja se tiver força de vontade e ir em busca dos seus objetivos. Mas deixamos bem claro que se não tiver um estudo que esteja adequando as suas perspectivas o seu retorno financeiro será o mais baixo do que o esperado. As pesquisas colocam em evidencia que o maior interesse para a migração é um retorno de renda considerável a elas, já que os interesses é de serem bem sucedido financeiramente. O fato de o migrante não receber apoio, pois o pais ainda não é desenvolvido, o prejudica. Com tudo, em um pais que se furta a priorização de implementação de políticas sociais dirigida aos setores mais desfavoráveis não ajuda a sociedade a se desenvolver, porem essa situação vem mudando ao longo dos últimos anos as políticas publicas estão progredindo e ajudando a acabar com desigualdade social.
             Assim demonstramos que a necessidade da migração é um processo rigoroso o que desgasta a pessoa, principalmente falando das mulheres pois elas recebem bem menos que os homens fazendo o mesmo trabalho. Os migrantes são colocados de pólo oposto ao reconhecimento que cada um tem de se, principalmente no fator trabalho.

  

2 - As principais características da migração
          
              As pessoas que buscam a migração como um processo de evolução financeira devem estar atentas aos diversos fatores que pode influenciar na ajuda desta promoção e nas questões que pode atrapalhar. O mercado de trabalho esta muito diversificada e disputado, por isso os empregadores procuram selecionar pessoas com um patamar de conhecimento (da área que ira trabalhar) auto.
             O pensamento que leva um individuo a migração é a questão da economia, ou seja, melhorar sua renda financeira. È bastante comum atribuir o pensamento que os migrante são pessoas de baixa renda que se deslocam para uma determinada localidade onde buscaram melhores condições de vida, ou melhores chances de alcançá-las, porem não se pode esquecer que há muitas evidencias de relação positiva entre mobilidade espacial e renda: Isso acontece pois, pessoas com maior renda financeira consegue absorver , na migração, melhor seus custos.

Logo, quando eles estão se deslocando, ha um grande avanço nas produções e na renda, onde trabalhavam muito e ganhavam pouco. Seus salários eram baixos e suas condições de moradia eram péssimas. As mulheres recebiam salários menores que os homens, mesmo produzindo a mesma tarefa.
              Com tudo, a implementação do trabalhador no mercado de trabalho com a finalidade de entender a desigualdade financeira, dar-se a formular algumas hipóteses sobre a transformação da desigualdade e na geração de mercado de trabalho. No Brasil, o mercado de trabalho se transforma e evolui mais a cada dia do que é gerador de desigualdade. Esse resultado foi obtido comparando os diferentes salários por diferentes atividades entre trabalhadores formais e informais, e em regiões, com o objetivo de medir o impacto que a segmentação do mercado de trabalho pode ter na desigualdade financeira.
             Com tudo, compara as diferenças salariais por gênero e cor, querendo medir os impactos das discriminações no mercado de trabalho sobre a desigualdade.
             Uma das principais diferenças salariais é atribuída à falta de escolaridade dos trabalhadores migrantes. Estes tentam a sorte, sem saber eles que devem ter uma base solidas em seus currículos. As perspectivas migratórias das pessoas que vivem em diferentes regiões são de difícil adaptação, pois viviam em um ambiente totalmente diferente.
             O processo migratório pode ser interpretado como o reflexo das melhores condições do mercado de trabalho. Se o migrante tiver uma remuneração menor conseguintemente suas condições serão menos favoráveis e são mais favoráveis quando o mesmo receber a remuneração maior.
             O movimento migratório contemporâneo trouxe muitas novidades no campo, como a participação feminina, o aumento dos modelos migratórios e a aceleração do fluxo.  Há anos atrás a migração era algo mais fácil de controlar, vinham pessoas de determinadas regiões em busca de boas condições de vida e melhores salários, atualmente esse quadro mudou, estão vindo pessoas de diferentes regiões com os mesmo objetivos revelados anteriormente, por isso cada vez mais é difícil expressar graficamente o processo migratório.

2.1 a desigualdade e a migração.
              
             Impedir esse processo é algo impossível, é imprevisível saber quando e onde esta pensando em migrar, essas pessoas na maior parte das vezes são influenciadas por familiares e pela própria comunidade.  Uma das maiores causas do processo migratório é a desigualdade social, que afetam os países subdesenvolvidos, causado pela má distribuição de renda de um pais. Vale ressaltar que o Brasil é o oitavo pais com o maior índice de desigualdade social e econômica no mundo. A desigualdade social compreende-se em diversos tipos como a desigualdade de resultados, oportunidade, escolaridade, de gênero e renda. No Brasil a ela desencadeou aos outros tipos fazendo com que o pais fosse levado a pobreza, a miséria, a baixos índices de escolaridade, a falta de saúde, etc.
             Em um pais em que as pessoas não tem um grau de escolaridade auto, consequentemente as suas oportunidades serão menores assim como a remuneração que será baixa. Não e papel nacional diminuir a desigualdade social, mas agora temos o apoio de instituições multilaterais como argumenta a socióloga Amelia Cohm “se inventou a teorias do capital humano pela qual se investe nas pessoas para que elas possam competir no mercado”.
             A desigualdade social e a pobreza são problemas que atingi uma boa parte dos países de hoje em dia. De modo geral a desigualdade econômica o mais conhecido junto com o próprio desenvolvimento econômico teve um grande avanço.
             Em fim, a desigualdade social leva a muitas pessoas procurarem melhores salários e melhores condições de vida em outras regiões, enquanto o sistema político tenta corrigir e mudar o funcionamento dos mercados, para aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDA) no país.

3 – A educação e o processo migratório
             
             A educação vem se desenvolvendo cada vez mais, principalmente as de nível superior que tentam promover para o aluno um ensino de qualidade. Porem as pequenas cidades não tem uma estrutura adequada para receber um grande pólo educacional, por isso já existe o ensino a distancia que da mais oportunidade as pessoas do interior e que acabam migrando em busca dos estudos.
             Hoje cada vez mais esses pólos educacionais estão se modernizando querendo passa um ensino de qualidade para que os alunos possam estar preparados para o mercado de trabalho. Esses pólos oferecem aulas via satélite e em tempo real, e na maioria das vezes com tutores nas salas debatendo e esclarecendo duvidas. Com isso, o valor do curso ofertado tem um preço bastante acessível e fica a disposição das pessoas que tem uma renda baixa e que moram distantes. Mas a educação publica também não esta ficando para traz, Graças ao poder publico, a educação publica nesses últimos anos têm evoluído de modo geral, equipamentos avançados, professores preparados com material adequado, facilitando assim o ensino público.
             Assim as pessoas que sonham com um trabalho melhor e que já perceberam que precisam de conhecimento acabam buscando essas instituições que são bem mais acessíveis a elas com a finalidade de alcançar seus objetivos de vida, por isso migram para outras cidades. Esses migrantes, além de quererem o conhecimento do seu curso, querem também um reconhecimento social, ou seja, por parte dos empregadores.
             Com isso, esses migrantes estão mudando, na verdade são pessoas que não tem estudo e que acabam se mudando necessariamente para os lugares onde tem uma quantidade maior de dinheiro, ou seja, lugares mais ricos. Hoje os migrantes têm uma quantidade maior de anos estudados, que os não migrantes. Os que se mudam geralmente vão à cidade mais próxima de sua cidade de origem, como atualmente os empregos informais estão caindo muito no território nacional esta mais fácil de conseguir um emprego fixo.
             Assim fica claro os motivos que levam as pessoas a se deslocarem de sua região de origem a procura de uma melhoria de vida em outro lugar, o conhecimento que necessita e fundamental para as suas futuras promoções de vida.


4 – conclusão
             A migração vem acompanhada de problemas que pode influenciar nos motivos para qual ocorre à migração, os motivos que levam o indivíduo a ter esse pensamento é a questão econômica. Com isso, a busca de emprego no mercado de trabalho ficou mais disputada, pois os empregadores querem pessoas qualificadas para ocupar cargos em suas empresas, isso motiva ainda mais os migrantes a procurarem os estudos. Mesmo os que têm baixa renda hoje conseguem adquirir um ensino de qualidade. Desse modo, os migrantes estão cada vez mais se dedicando a busca por melhores condições de vida.
             A desigualdade social é um fator que ocorre nos países subdesenvolvidos, e que acontece pela ma distribuição de renda. Mas no atual momento os sistemas públicos buscam maneiras para amenizar a situação de pobreza, as diversas iniciativas políticas fazem com que pessoas tenham mais oportunidades. A migração é um processo de constante mudança que alem de promover as estruturas das pessoas ajuda no desenvolvimento de algumas áreas. O estado tem uma posição flexível perante os desafios migratórios, ele tem uma visão geral das pessoas. E tenta trabalhar por todos tentando ajudar as pessoas a ter uma vida digna.  


           
 
 
 
 
 
 
                                                   REFERÊNCIAS


www.csem.org.br/.../yara_da_silva_farias_migrantes_no_distrito_federal.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acharam do post?